SEJAM BEM-VINDOS: BOA LEITURA.

AGRADEÇO POR SUA PARTICIPAÇÃO.

ESPERO QUE A LEITURA TENHA SIDO EDIFICANTE.

EFESIOS 5:11 "E NÃO SEJAIS PARTICIPANTES NAS INFRUTIFERAS OBRAS DAS TREVAS, ANTES POREM REPROVAI-AS."

5 de janeiro de 2011

SACRIFICIO! NECESSITAMOS?


ROMANOS 12. 1. "ROGO-VOS POIS, IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFICIO VIVO, SANTO E AGRADAVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL".
Paulo abserva que Cristo entregou seu corpo na cruz como sacrificio vicario e morreu por nós, varrendo todas as vitimas mortas do altar de Deus; agora, devemos entregar nosso corpo como sacrificio vivo a Deus como nosso culto racional. Paulo roga pelas misericordias de Deus, ou seja, com base no que Deus fez por nós.
Não há motivação maior para uma vida de santidade que contemplar as misericordias de Deus. No novo Testamento, se a teologia é graça, a ética é gratidão.
Duas verdades nos chamam a atenção aqui:
Em primeiro lugar, CORPOS CONSAGRADOS.
No texto acima de Romanos 12.1, o apostolo usa o verbo "parakaleo", "rogar", que mescla suplica e autoridade. A razão pela qual paulo roga aos crentes judeus e gentios com esse tom de autoridade é porque Deus já havia demonstrado copiosa misericordia. O termo "apresentar", neste versiculo, significa 'apresentar de uma vez por todas'. Paulo ordena uma entrega definitiva do corpo ao Senhor, como os noivos se entregam um ao outro na cerimonia do casamento.
Esse sacrificio é descrito como "vivo" em contraste com os sacrificios antigos cuja vida era tirada antes de ser apresentada sobre o altar; como "santo", isto é, consagrado, separado e reservado para o serviço de Deus.
A sociedade contemporania idolatra o corpo. As academias de ginastica estão lotadas. Gastamos rios de dinheiro com cosmeticos. Cultuamos a beleza e tambem a força. A palavra de Deus , entretanto nos ensina não a cultuar o corpo, mas cultuar a Deus por intermedio do corpo.
Antes da nossa conversão ofereciamos os membros do nosso corpo ao pecado (6.12-14). Agora, ofereçemos nosso corpo como sacrificio vivo a Deus. Não ofereçemos mais um cordeiro morto no altar, mas nosso corpo vivo. nosso corpo não é uma tumba como pensavam os gregos, é o templo do Espirito Santo de Deus.
O proprio Deus não vacilou em tomar um corpo humano e nele viver. Nosso corpo sera rescussitado e glorificado um dia. Consequentemente, o culto racional ou espiritual que prestamos a Deus pela consagraçao do nossocorpo não é prestado apenas nas cortes do templo ou no edificio da igreja, mas na vida do lar e no mercado de trabalho. o que Paulo vislumbra nao é o culto delimitado a uma hora e a um recinto.
Glorificamos a Deus em nosso corpo quando o que é santo, quando nossos ouvidos se deleitam no que é puro, quando nossas mãos praticam o que é reto, e quando nossos pés caminham poe veredas de justiça.

AESCRITURAVIVA

AESCRITURAVIVA